domingo, 4 de setembro de 2011

Obediência às autoridades


Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.6Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.( Romanos 13: 1 ao 7)
Nero foi imperador romano de 54 a 68 d.C, ele cruelmente perseguia os cristãos e Paulo instrui aos cristãos romanos a submeter-se a autoridade de Nero, porque sua autoridade era proveniente do próprio Deus, isso não quer dizer que Deus aprovasse todos seus atos como governante ou o ato de qualquer outro líder.
O versículo 2 diz que ao resistir uma autoridade está se resistido a autoridade de Deus, essa condenação não inclui necessariamente o castigo eterno. Ele pode julgar as pessoas pelas autoridades humanas que ele mesmo designou.Os governantes devem ser obedecidos, pois foram designados para castigar o mal e promover o bem.
Não se deve obedecer aos governantes através das leis apenas por um dever cívico e sim por ser designado por Deus e é o dever espiritual do cristão diante de Deus.
Pagar tributos é um costume universal para dar apoio a um governo civil.
O versículo 7 que nos relata a lealdade a Deus e a obediência civil está associado a Marcos 12:17.
Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele.( Mc 12:17)
Devemos temor e honra a Deus a cima de todas as coisas, mais o pagamento de tributos e impostos as autoridades civis é igualmente um dever cristão. Em uma sociedade democrática o cristão tem parte na administração civil (através de seu voto), e deve fazer o possível para que as ações dessa autoridade estejam em conformidade com as leis morais de Deus.
Depoimento
Certo dia eu estava em um congresso de educação especial e ao tocar o hino nacional que muito me emociona o Espírito Santo falou ao meu coração para que não mais falasse mal de meu país ou de suas autoridades, pois foi ele quem escolheu este país para eu nascer e para que as coisas que estão "erradas" possam melhorar depende apenas de mim de dos demais cristãos residentes neste país maravilhoso escolhido por Deus para nós.
Devemos então olhar para o Brasil com os olhos de Deus e o abençoas como o próprio Deus que habita nos cristãos abençoaria.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente com vc Ju, sempre oro por todas as autoridades para que Deus os ilumine, apesar de não concordar com a maioria, mas Deus em sua infinita compaixão impede que façam coisas ruins para nós pleo menos algumas.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor.

    Parabéns pelo blog! É uma honra segui-lo

    Para consolidar ainda mais a nossa parceria, queria lhe convidar a fazer parte do grupo "blogs evangélicos" no site de divulgação 2leep.
    Cadastrando seu blog no grupo, seus posts serão apresentados nos outros blogs e vice-versa, aumentando significativamente o nº de visitas.

    Todos os detalhes neste link:

    http://rochaferida.blogspot.com/2011/08/convite-todos-os-blogueiros-evangelicos.html#axzz1Up3yh48C

    Léo Almeida
    rochaferida.blog

    ResponderExcluir