sábado, 30 de julho de 2011

Todo aquele que está em Cristo é nova criatura.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5:17)
Por estarmos em Cristo tendo-o aceitado em nossas vidas como nosso salvador e redentor estamos unidos a ele em sua morte e ressurreição que foi a aliança perfeita feita por Deus com a humanidade fazemos parte da nova criação, e recebemos benefícios por sermos restaurados a condição inicial que Deus estabeleceu com o homem no Éden.
Qual seria essa condição? Veremos no capítulo 1 e no versículo 26 do livro de Gênesis que diz: " E disse Deus: Façamos1 o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."

A condição descrita nesse versículo é que Deus fez o homem a sua imagem conforme sua semelhança, ou seja, Ele é um espírito, sendo assim o homem é um espírito, possui uma alma e habita em um corpo. O espírito humano é onde o Espírito Santo de Deus habita quando aceitamos a Jesus como nosso salvador, a alma são as emoções, sentimentos e inteligência humana e o corpo é a parte física onde através dos cinco sentidos temos contato com o mundo em nossa volta.No Éden o Espírito Santo habitava no espírito de Adão e Eva.
Deus diz:  " e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra" , pois ele criou o homem para dominar sobre a terra, porém quando o homem pecou comendo da  árvore do conhecimento do bem e do mal a qual Deus ordenou para que ele não comece (Gn 2:17) ele entrega esse domínio a Satanás e morre espiritualmente.A morte espiritual é a separação do Espírito de Deus do espírito do homem.
Através da morte e ressurreição de Jesus que redimiu o pecado do homem o espírito morto (separado de Deus) do homem pode reviver e ser novamente habitado pelo Espírito Santo.
Agora que já conhecemos a condição inicial do homem sabemos que em Cristo Jesus voltamos a ela, temos o Espírito de Deus habitando em nós e autoridade para dominar na terra com a prudência que o próprio Deus dominaria.
 No Salmo 8:5 o salmista diz que o home foi feito pouco abaixo (menor) de Deus2 e que de glória e honra Deus o coroou, aquele que aceitou Jesus como seu salvador é esse homem pouco menor que Deus superior aos anjos e a Satanás. Sim você é muito superior a Satanás e o único poder que ele tem sobre a sua vida é o que você o dá por não conhecer a palavra de Deus e seu poder. "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mt 22:29)
É fundamental ao cristão aprender a palavra de Deus lendo e meditando nela para que possa viver da maneira que ela ensina e jamais seja atingido pelas investidas do inimigo da nossa alma.
Devemos fortalecer nosso espírito orando no Espírito (em línguas) "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo"(Judas 20) e a nossa alma meditando na palavra diariamente "Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."(Sl 1:1e 2).
Quando aceitamos a Jesus nosso espírito é recriado imediatamente, porém nossa alma (nossos sentimentos, emoções e sentimentos) é renovada pela palavra diariamente, se essa renovação não acontecer podemos deixar Satanás agir em nossas vidas, pois ainda teremos os mesmos desejos de fazer coisas que desagradam a Deus. Apenas a palavra tem o poder de transformar a alma humana que é onde Satanás age.
Da mesma forma que somos tentados hoje por Satanás, Jesus também o foi, mas ele conhecia as escrituras, pois as tinha estudado e venceu a Satanás o rebatendo com a palavra e após vencer a tentação os anjos o vieram servir. Esta narrativa se encontra no capítulo 4 do evangelho segundo Mateus. (Mt 4 1 ao 11)
Abaixo estão os versículos nos quais Jesus responde com a palavra de Deus em 4 e suas referencias .
4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.( Dt 8:3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.)
7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Dt 6:16 Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá;)
10. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Dt 6:13 O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. ; 10:20 Ao SENHOR teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.)
Devemos ser imitadores de Cristo e se ele estudou a palavra também devemos estudar.

1 Façamos refere-se à trindade divina Pai, Filho e Espírito Santo.
2 Há traduções com a palavra anjos, essas traduções estão incorretas a tradução correta é Deus.

2 comentários:

  1. Julina primeiro fico feliz por saber que é pedagoga profissão da minha esposa e a minha também que sou professor, e em segundo lugar quero destacar essa excelente postagem " Todo aquele que está em Cristo nova criatura é". que fala do novo nascimento,regeneração justificação é santificação.... por sinal, muito bem escrito.Abraços a toda sua família...Pr Ivan. www.privan.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pr Ivan. que bom encontrar professores.
    Que Deus possa continuar ter abençoando.

    ResponderExcluir