Homem valente e valoroso, filho de Gileade com uma prostituta.
Os filhos de Gileade com sua legitima esposa já grandes o expulsaram da casa de seu pai, então. Jefté fugiu para Tobe e se ajuntou a homens a levianos( Jz. 11-3).
Dias depois os Anciões de Gileade foram a Tobe buscá-lo para chefiar os israelitas contra o ataque dos filhos de Amom, após negociar suas condições e receber orientação de Deus Jefté foi encarregado para ser o líder e comandante de Israel.
Diplomaticamente Jefté enviou mensageiros ao rei dos filho de Amom tentando uma negociação pacífica. Neste diálogo Jefté responde a acusações feitas pelos amonitas que alegavam ter seu território tomado por Israel. A resposta de Jefté foi que o Senhor, o próprio Deus de Israel havia deposto os povos e que Israel não era um agressor e sim um meros receptor da generosidade do Senhor.(Jz 11:21,23,24)
O conflito com os amonitas terminou coma vitória de Jefté, auxiliado pelo Espírito do Senhor.(v. 29,32,33)
Pensando que podia induzir ao Senhor Jefté prometeu sacrificar ao Senhor a primeira pessoa que fosse ao seu encontro no seu vitorioso retorno para casa (v 30,31). Este ato mostra a falta de fé de Jefté, pois o mesmo acreditava que Deus intervinha em seu favor devido ao sacrifício oferecido, mas o Espírito do Senhor veio sobre ele antes de ele ter feito tal promessa sendo esta desnecessária.
Mal sabia ele que a primeira pessoa que encontraria em seu retorno seria sua única filha.
Jefté sabia que o sacrifício humano havia sido proibido em Israel(Lv 18:21; 20:2; Dt 12:31;18:10; Jr 18:5; Ez 20:30,31;23:37,39), mas sua tolice e falta de fé o levaram a fazer um voto leviano com Deus a fim de tentar manipulá-lo.
No versículo 39 do capítulo 11 do livro se Juízes diz que ele cumpriu nela seu voto e que ela não conheceu varão.
Há estudos que dizem que a menina foi "sacrificada" tendo a virgindade perpétua devido aos argumentos que seguem:
1º O sacrifício humano eram contrários a lei de Moises.
2º O grande respeito de Jefté por Deus, certamente o impediria de fazer um oferta desse nível de perversidade.
3º O fato de Jeftér ter permitido que sua filha chorasse por sua virgindade por dois meses se encaixa à explicação da virgindade eterna mais que do sacrifício humano.( Jz 11:37,38)
4º A indicação de que a filha não conheceu varão.
5º A bíblia apresenta evidencias de que esse serviço devocional para mulheres, de fato existia no santuário central (Êx.38:8; 1 Sm 2:22;Lc 2:36,37).
6º A conjunção e na declaração principal de Jefté no versículo 31, de que aquilo que, saindo da porta da minha casa, isso será do SENHOR, e o oferecerei pode ser traduzida como ou. Assim, se fosse uma pessoa que saísse da casa, ele iria dedicar ao Senhor, ou se fosse um animal o ofereceria em holocausto.
A verdade é que muitas vezes se abre a boca e deixa-se sair qualquer coisa, só depois é que se verifica que se falou demais. A prudência é irmã da sabedoria, mas o errar é próprio do homem, mesmo o que conhece a verdade. Creio que ainda hoje esta lição de Jafté não foi aprendida.
ResponderExcluirGostei da postagem e parabens pelo seu blog.
Um abraço em Cristo Jesus.
Boa semana.